Água da rede pública mantém nível de qualidade máximo
Água 100% segura: este foi o resultado revelado, uma vez mais, pelo regulador do setor da água sobre o abastecimento da rede pública de Fafe. Apenas 36 municípios atingiram o mesmo valor.
O Dia Nacional da Água assinala-se já no próximo sábado (1 de outubro), mas, em Fafe, os motivos para celebrar este importante recurso chegaram mais cedo: o regulador do setor classificou a água da rede pública deste concelho como 100% segura, mantendo a elevada fasquia que já se registava no município.
No seu mais recente relatório dedicado ao “Controlo da qualidade da água para consumo humano”, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) divulgou os resultados da qualidade da água atingidos em todos os municípios de Portugal continental, durante 2021. Nesse ano, entre mais de 250 entidades gestoras de abastecimento de água, apenas 36 atingiram o máximo dos 100% alcançado em Fafe, onde a operação é assegurada pela Água de Fafe.
“É feita uma monitorização muito eficaz da qualidade da água que levamos a mais de 18.800 consumidores de todo o concelho. Só com esse trabalho constante e próximo conseguimos garantir qualidade e transmitir segurança a quem confia na água da rede pública. Esta é, de facto, a opção mais segura para a saúde e o ambiente, quando comparada com poços e furos não controlados, e mais económica e com menor impacto ambiental, quando comparada com a água engarrafada”, explica Ana Preciosa Teixeira, Vice-Presidente da Águas de Fafe.
A nível nacional, a média do indicador “água segura” situou-se nuns elevados 99%. Este indicador tem em conta a percentagem de análises realizadas e a percentagem de análises que, em cada território, cumprem os parâmetros de qualidade definidos por lei.