Águas de Fafe com níveis de excelência na satisfação do cliente
A qualidade da água, a clareza da fatura e a continuidade do serviço são os fatores que mais satisfação geram entre os clientes da Águas de Fafe. A atuação da empresa municipal que garante o abastecimento em todo o concelho alcançou um nível de satisfação global de 93%.
Os resultados constam do primeiro estudo realizado pela Águas de Fafe para analisar a perceção dos clientes sobre o serviço prestado, em múltiplas vertentes.
A qualidade da água destacou-se com um nível de satisfação de 92%. Contudo, regista-se ainda uma forte resistência no que toca ao seu consumo: apenas 47,2% dos inquiridos assumem usá-la para beber, enquanto os restantes se dividem de igual forma entre dois argumentos para não o fazer: não gostam do sabor (26,4%) e receiam pela qualidade (26,4%).
Entre os destaques do estudo, está também a fatura, que os clientes classificam positivamente pela clareza (88,1%) e pela informação/detalhe que o documento contém (também 88,1%). 66,7% dizem ainda estar satisfeitos com o valor da fatura mensal.
A continuidade do serviço foi igualmente destacada de forma positiva, com 83,5% dos clientes a indicarem que, no espaço de um ano, não identificaram qualquer falha no abastecimento das suas habitações.
De destacar ainda o atendimento que regista uma avaliação muito positiva por parte dos clientes.
“Os elevados níveis de satisfação alcançados são prova do trabalho que, diariamente, temos realizado no sentido de prestar um serviço de excelência à população de Fafe, que procuramos que veja na Águas de Fafe uma garantia de qualidade e segurança”, afirma Ana Preciosa, vice-presidente do Conselho de Administração da Águas de Fafe.
“Da mesma forma, este estudo permite-nos identificar áreas de atuação futuras, como o reforço dos nossos canais digitais e da contínua sensibilização – que já implementamos – para a importância da água da torneira, enquanto opção de consumo segura, económica e ambientalmente responsável”, acrescenta.
O estudo “Satisfação dos clientes” procurou ainda perceber alguns hábitos de poupança de água entre os clientes. Verificar se há torneiras ou autoclismos mal vedados, inspecionar periodicamente fugas de água e fechar a torneira durante a lavagem dos dentes, foram os comportamentos identificados por mais clientes como “muito relevantes”.
No que à Águas de Fafe diz respeito, a redução de perdas de água, ao longo das redes de abastecimento, é a ação que os clientes mais associam como “muito relevante” no contributo da empresa para a proteção do ambiente.